Open Innovation Week

Notícias

“Cultura do fracasso” foi tema de destaque no OIW

Durante a cerimônia de premiação do Desafio Brasil 2013, Romero Rodrigues, fundador e principal executivo do Buscapé Company, palestrou sobre a “cultura do fracasso”, lembrando o processo de erros e acertos até o sucesso da fundação da empresa, hoje um dos principais buscadores de preços de produtos pela internet no País. Leia o texto do autor, cedido com exclusividade ao Boletim Inovação Aberta.

Fracassar é preciso

Resiliência, consistência e fracasso. Três palavras que representam atributos muito pertinentes para empreendedores que queiram concretizar seus sonhos. No entanto, no Brasil ainda temos vergonha de assumir que fracassamos em função da conotação negativa que a palavra possui. O medo do fracasso nos impede então de ousar, ou seja, de nos fazer chegar a uma solução que não esteja pré-formatada nos livros de MBA ou pós-graduação, por exemplo. Acabamos nos prendendo ao tático e nos esquecemos do estratégico.

Nos Estados Unidos o cenário já é bem diferente. Lá, o fracasso é sinônimo de resiliência, consistência, aprendizado, ineditismo, originalidade, enfim, uma série de atributos fundamentais para o bom desenvolvimento de um empreendedor. O americano se orgulha de contar quantas vezes quebrou a cara e isso é muito bom. Claro que tal comportamento é fruto de um ecossistema que encoraja os empreendedores a não terem medo de falhar, bem diferente do Brasil.

É por isso que, no Buscapé Company, acreditamos na cultura do fracasso como forma de sair do automático para experimentar um caminho novo regado de inovação e infinitas oportunidades. Afinal, é a partir dessa resiliência que se conquista o aprendizado necessário para criar um negócio efetivamente consistente. Para tanto, construímos um ambiente que entende o fracasso como gatilho essencial para o crescimento, a partir de testes contínuos que comprovem a eficiência de nossas invenções na prática e de uma cultura corporativa consistente que encoraje os colaboradores a ousarem sem medo de falhar. Afinal, é preciso fracassar para alcançar o sucesso.

Fonte: Boletim Wenovate

«voltar